Como definir o preço dos meus produtos ou serviços? Existem duas formas de calculares o preço daquilo que queres criar: o preço do medo e o preço do amor.
O preço do medo envolve muitos cálculos e pode ser complexo. Este é o preço que te vão falar em todos os programas de negócios e eu, como especialista em finanças, sei tudo sobre ele. O preço do medo implica quantificares todos os teus custos e assumires uma pequena margem de lucro, que dependerá da concorrência, e será o teu salário.
Não te deixes enganar pelas fórmulas e números que fazem parecer que o preço do medo é muito sério e exato. Ao preço do medo falta-lhe a flexibilidade e fluidez. Além disso, não tem em conta o mais importante: o teu valor e a energia que colocas no teu trabalho e naquilo único que estás a criar.
Gosto de chamar ao preço do medo a matemática da escassez. É fundamental que o calcules, mas que não podes deixar que ele te limite.
O preço do amor é aquele preço que te vai permitir brilhar e dar o teu melhor. É uma garantia de qualidade. Tu sabes que se te focares no preço do amor não te vais preocupar com questões menos importantes do teu negócio, como se consegues pagar todos os teus custos. Sabes que podes focar toda a tua energia e amor naquilo que estás a oferecer ao mundo.
O preço do amor é, por isso, mais elevado que o preço do medo. Podes sentir que não mereces receber tanto e podes ter medo de afastar os teus potenciais clientes. Tudo isto é normal, mas quero que saibas que o preço do amor é aquilo que os teus clientes precisam e querem. Porque só ele garante que vais estar 100% dedicada ao produto que estás a oferecer.
Se focas a tua estratégia em preços baixos, estás a caminhar para um empreendedorismo de medo, de escassez, de stress e um ciclo vicioso em que tratas de tudo no teu negócio e por isso não consegues focar-te nem ser realmente boa em nada.
Alimentar a nossa energia e a nossa luz exige dinheiro. Dinheiro para viveres uma vida tranquila e de crescimento. Dinheiro para investires em formações e ofereceres cada vez maior qualidade. Dinheiro para teres outras pessoas a trabalhar contigo, focado em áreas nas quais não és tão boa, para que possas crescer e dar cada vez mais. Dar e receber, dar e receber.
O preço do amor pode ser considerado demasiado elevado para alguns mas é o único que vai garantir o sucesso do teu negócio. O preço do amor é o que os teus clientes querem porque é o que garante que tu possas continuar a existir enquanto negócio e que possas oferecer produtos e serviços com a máxima qualidade.
O preço do amor tem de ser elevado o suficiente para que tu possas estar com um brilhozinho nos olhos enquanto trabalhas e para que o possas fazer sem stress de pensar que o teu negócio não será viável financeiramente.
Liberta-te do sentimento de que não mereces cobrar muito pelo teu trabalho! Liberta-te da culpa e do conforto da fórmula do medo! Aceita receber o dinheiro que te vai permitir dar e inspirar cada vez mais e melhor! Aceita inspirares os teus clientes, criares projectos que transformem o mundo e aceita também o papel de inspirares as tuas concorrentes. Liberta-as a elas também e mostra, através do teu exemplo, que também elas podem libertar-te da escassez e do stress que é a vida quando nos guiamos pelo preço do medo!
O preço do amor não é fácil de definir e pode aumentar ao longo do tempo e do teu crescimento. Aceitá-lo implica auto-conhecimento, trabalhares a tua auto-confiança e aceitação da energia divina do dinheiro. Se cobrares mais, vais-te dedicar mais, vais poder investir mais e melhorar continuamente. É um favor que fazes a ti, aos teus clientes e ao mundo!
Escolhe o preço do amor e avançar apesar do medo!