Self-care financeiro ou consolo financeiro

Perceber a diferença entre self-care financeiro e consolo financeiro pode fazer toda a diferença na capacidade de criares riqueza e de viveres a tua vida nos teus próprios termos.

Self-care financeiro implica olhares o teu dinheiro de frente e aceitares-te como és, enquanto pessoa, sonhadora, consumidora e investidora. Aceitar as tuas fraquezas e vantagens. Aceitar que não tens que saber tudo sobre dinheiro para o poderes gerir e que está tudo bem em gastares dinheiro em coisas que trazem valor à tua vida e alimentam à tua alma. Aceitar que tens que fazer escolhas e que aprender sobre dinheiro é aprender sobre ti e trabalhar o teu auto-conhecimento.

Consolo financeiro significa esbanjares o teu dinheiro em bens ou experiências com o objetivo de compensar algo na tua vida que não gostas ou com o qual não te identificas. Não há o foco no auto-conhecimento mas a fuga à realidade.

Na prática, o mesmo gasto pode ser visto dos dois ângulos. Uma massagem cara pode ser uma ótima forma de acabar a semana, mas é importante saberes porquê. Ela é importante pelo cansaço, stress e falta de propósito no teu trabalho ou é um gasto que sabes que cabe no teu orçamento e que, por isso, te permites fazê-lo porque sabes que vai alimentar a tua luz e aumentar a tua energia para que possas impactar ainda mais o mundo?

Em todas as áreas de auto-conhecimento existe uma dor inicial, uma dor associada à aceitação da realidade, a dor necessária para que possamos caminhar para um bem-estar futuro. É essa dor que vai impulsionar a nossa ação e permitir que vivamos alinhadas com os nossos objetivos e propósitos.

Pode ser mais fácil enfiar a cabeça na areia, não conhecer a realidade e aceitar as soluções rápidas que a sociedade nos dá, que geralmente se traduzem em gastos desnecessários. O consolo financeiro é o caminho mais simples, o do prazer rápido, sem tentar perceber as causas por detrás desta nossa busca por esse prazer. O self-care financeiro olha para essas necessidades e implica tentar perceber de onde vêm.

Vou jantar fora porque gosto das pessoas com quem vou e sinto que é uma boa forma de celebrar a vida, sem me colocar em stress financeiro? Isso é self-care financeiro. Vou jantar fora porque mereço divertir-me já que durante a semana não tive tempo para mim e muitas reuniões stressantes no trabalho? Então falamos de consolo financeiro.

Self-care financeiro é o que tu realmente mereces. É conheceres o teu dinheiro e garantires que ele está a auxiliar-te e a permitir-te ser a melhor versão de ti mesma. Implica olhares de frente para o teu dinheiro e para a tua vida. Implica auto-conhecimento que leva ao crescimento financeiro. Cuida das estruturas financeiras que auxiliam a tua vida de sonho.

Consolo financeiro é gastares o teu dinheiro como recompensa. É por muitos considerado, erradamente, “nível de vida”. Quem tem uma casa incrível e janta muitas vezes fora é visto como rico, mas a verdade riqueza será isso ou será viver a nossa vida nos nossos próprios terms, conscientes das escolhas financeiras que temos que fazer, mas aceitando a liberdade de tempo e a abundância financeira?

Self-care financeiro foi o que me permitiu passar de 0 poupanças em 2014 para hoje ser dona do meu tempo e da minha liberdade. É o que me permite gastar dinheiro comigo, no meu bem-estar e no meu crescimento, porque me permiti criar uma vida financeira em linha com os meus objetivos pessoais e propósito de vida. Financial self-care é o que me permite continuar a crescer o meu património e, ao mesmo tempo, ter os meus luxos diários, que alimentam o meu auto-conhecimento, felicidade e, consequentemente, o impacto que tenho no mundo.

2 respostas

  1. Este post está espetacularmente bem intencionado, abriu um oportunidade de liberdade. Saber a diferenca aumentou a minha perspectiva e me ajudou a enfretar a realidade e fazer novas escolhas. Muito bem.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *