O propósito inicial deste blog era falar apenas sobre poupança e investimento. Uma vez que eu sempre trabalhei por conta de outrém, não me focava tanto na parte de ganhar mais dinheiro, excepto tentando crescer o meu salário no meu trabalho por conta de outrém.
Hoje percebo que o verdadeiro poder e a verdadeira liberdade dependem da capacidade de controlarmos a forma como obtemos os nossos rendimentos, seja através de investimentos ou renda passiva, mas também de renda ativa. Por isso, neste post, quero dar o passo-a-passo de uma forma de obter rendimentos que exige algum trabalho inicial mas que pode ser considerado renda passiva e que me parece super interessante, além de que pode ser implementada por todos: marketing de afiliados.
O que é o Marketing de Afiliados?
O Marketing de Afiliados é uma forma de ganhares dinheiro vendendo um produto ou serviço de outra pessoa. Tu podes-te tornar afiliada de determinada empresa e recebes uma percentagem do que venderes. Geralmente ganhas entre 5 a 10% do valor total do produto. Se o produto que estás a vender custa 100 Euros e alguém o comprar devido à tua publicidade, tu irás ganhar 5 a 10 Euros por cada compra.
Qualquer pessoa pode ganhar dinheiro com Marketing de Afiliados?
Sim, a verdade é que qualquer pessoa pode ganhar dinheiro com Marketing de Afiliados mas idealmente devem estar reunidas estas duas condições:
Um produto ou serviço em que acredites ou faça sentido para ti
Só faz sentido seres uma afiliada de produtos ou serviços que tenham algum significado para ti. Eu, por exemplo, não sou afiliada de empresas que produzem panelas de pressão, porque não faria nenhum sentido para o meu público – tu. Provavelmente nem sequer venderia nada porque sei que ninguém vem ao meu blog para comprar panelas de pressão!
No entanto, eu leio 1 a 2 livros por semana, através dos quais me inspiro para muitos posts no blog, por isso, para mim, faz todo o sentido ser afiliada de livros. Assim, registei-me como afiliada da Wook.
Teres alguma base de seguidores, seja numa rede social, através de um blog ou uma newsletter
Também podes ser uma afiliada sem seguidores e vender apenas para a tua família e amigos, mas é muito mais dificil fazeres dinheiro dessa forma. O ideal é teres um blog, uma newsletter ou qualquer tipo de presença numa rede social e, a partir daí, publicitares os produtos ou serviços dos quais és afiliada.
Como posso começar a ganhar dinheiro com Marketing de Afiliados?
O primeiro passo para começares a ganhar dinheiro com Marketing de Afiliados é pensares que tipo de empresas queres ser afiliada. Lembra-te que têm de ser empresas com presença online e que permitam este esquema de afiliados. Nem todas as empresas estão tecnicamente preparadas e permitem afiliados.
Seguidamente, tens de te registar no site das empresas como afiliada. A maior parte das empresas aprova automaticamente o teu pedido de registo como afiliada, mas há outras empresas que fazem uma aprovação manual.
Assim que o processo de registo esteja concluido, tens geralmente acesso a um Portal dos Afiliados, no qual terás os teus links de afiliado. Terás de usar esses links para publicitar a venda do produto ou serviço. É muito importante usares sempre esses links específicos para o teu perfil, porque só usando estes links é que a empresa consegue perceber que aquelas vendas foram feitas por pessoas recomendadas por ti.
As empresas podem-te pagar de duas formas: dinheiro ou vouchers que podes gastar na própria loja. Como recomendo só seres afiliada de algo que faça sentido para ti, o pagamento em vouchers não é uma má opção. As livrarias usam muito este método e, se gostas de ler como eu, pode fazer sentido o pagamento em voucher, sendo que estás limitada e só podes utilizar naquela livraria em específico da qual és afiliada.
O teu trabalho agora é apenas publicitar os teus links e esperar que as pessoas cliquem e comprem, para que tu recebas uma percentagem do valor que elas gastarem, desde que, claro, o façam através dos teus links de afiliada.
O Marketing de Afiliados é renda passiva?
Sim e não. Há quem diga que sim porque efetivamente, depois de te registares como afiliada e teres os teus links criados, só os tens de publicitar. Se tiveres um blog e tiveres criado um post, o post fica eternamente a “gerar vendas”.
No entanto, na prática tens sempre algum trabalho, não só o trabalho de teres uma página com muitas visualizações ou seguidores, como também o trabalho de publicitares periodicamente os teus links de afiliados, caso contrário as vendas irão naturalmente diminuir.
Posso ficar rica com Marketing de Afiliados?
É possível mas acho muito difícil! Para mim o Marketing de Afiliados é um extra simpático que não me dá quase nenhum trabalho, mas não é o meu rendimento principal.
Eu sou muito seletiva com as empresas com as quais me registo como afiliada porque não quero de todo ser parcial com as minhas leitoras – tu. Mas tu podes ser menos seletiva que eu ou atuar numa área onde faça todo o sentido vender mais e seres afiliada de várias marcas.
O meu rendimento com o Marketing de Afiliados varia entre os 100 e os 200 Euros por mês. Só sou afiliada de duas empresas e não tenho praticamente trabalho nenhum, exceto incluir alguns links de afiliados em Newsletters, Blogs e muito excecionalmente no meu Instagram. São 5 minutos por mês e consigo entre 100 a 200 Euros mensalmente. Nada mau, mas, claro, não o suficiente para ficar rica!
Acredito que podes conseguir mais do que eu se for esse o teu foco e se estiveres disposta a crescer a tua base de seguidores ou a dedicar mais tempo a fazer publicidade.
Qual o melhor site para começar a ser afiliada?
Se quiseres começar a testar esta forma de obteres uma renda extra, podes experimentar o novo programa de afiliados que lançamos no Finanças no Feminino. Clica aqui e começa já a fazer renda extra!
Disclaimer: A autora do blog Mais Que Poupar não está registada como analista financeira nem como consultora autónoma, não providenciando recomendações ou aconselhamento financeiro, nomeadamente no que diz respeito à aquisição ou transação de instrumentos financeiros. Todo o conteúdo presente neste blog tem apenas fins informativos e educacionais, sendo qualquer decisão de investimento baseada nos conhecimentos educativos adquiridos no presente website da exclusiva responsabilidade da leitora. O/a leitor(a) deve recorrer a aconselhamento junto de um profissional quando o seu perfil de risco e a tipologia dos instrumentos assim o exijam.
3 respostas
Boa tarde, o pagamento da comissão não pode ser doutra forma sem ser por Paypall? Obrigada
Tem mesmo que ser com paypal 🙂
Um bom artigo.
Gostei das informações.
Obrigado.