Como ganhar mais dinheiro

A maior parte dos artigos online sobre poupança foca-se na redução dos custos (como este ou este), mas a poupança é verdadeiramente maximizada quando diminuímos os gastos e aumentamos os nossos rendimentos. Esta segunda parte – o aumento dos rendimentos – é muito importante e pode contribuir muito significativamente para o aumento da tua poupança, tanto ou mais como a redução dos teus gastos pessoais. Lembra-te que o objetivo de ganhar mais dinheiro não deverá ser o aumento do teu consumo, mas sim o aumento do teu nível de poupança.

Como ganhar mais dinheiro? Há duas formas de o fazer: através do teu trabalho, assumindo que o tens e trabalhas por conta de outrem, como a maioria das pessoas, ou criando formas de ganhares rendimento extra, ou seja, externo ao teu trabalho.

Rendimento extra

Como ganhar mais dinheiro? Criar rendimentos extra pode ser relativamente fácil, desde que decidas dedicar umas horas da tua semana para o fazer. Explicações de alguma disciplina com a qual estejas familiarizada, babysitting, petsitting, alugar um quarto no teu apartamento são apenas algumas ideias relativamente simples de implementar. O rendimento não é geralmente muito elevado, mas pode ser um complemento muito bom ao teu trabalho principal. Assim que encontres clientes interessados, terás um rendimento fixo por hora, pelo que, por norma, quanto mais horas trabalhares, mais rendimento conseguirás obter.

Poderás também criar o teu próprio negócio, seja ele um negócio físico, um blog, serviços de consultoria, etc. Esta solução pode funcionar muito bem, mas tem um risco muito elevado se decidires dedicar-te a 100% ao teu próprio negócio. Sem querer desmotivar os empreendedores, porque alguns são de facto muito bem-sucedidos, além de que eu própria tenho imensa admiração por quem decide começar o seu próprio negócio, a triste realidade é que a maioria das start-ups falha. Ou seja, a não ser que de facto tenhas uma ideia genial ou que tenhas um skill muito distintivo, esta é uma via difícil de garantir um aumento dos teus rendimentos.

O mito do empreendedor bem sucedido, em particular do empreendedor digital bem sucedido, principalmente se te dedicares ao mercado português, é mesmo isso: uma raridade. Pode funcionar para alguns e dar-lhe para lhes pagar as contas, mas duvido que haja alguém que tenha ficado rico unicamente sendo empreendedor digital. Com isto não quero dizer que deixes de o fazer, se for o teu sonho. Estou a falar unicamente numa perspetiva de aumentar os teus rendimentos de forma eficaz.

Trabalho

De um modo geral, é mais fácil conseguires um aumento dos teus rendimentos através do teu trabalho por conta de outrem. Eu sei que em Portugal os rendimentos não são altos e parece impossível ficar-se rico trabalhando por conta de outrem, mas há estratégias que podes seguir para aumentares os teus rendimentos.

O meu conselho junta o melhor dos dois mundos de uma forma realista: encontra a tua paixão ou aquilo em que és boa no teu trabalho por conta de outrem e depois então abres o teu próprio negócio, nos moldes que desejares. Desta forma garantes que vais aprender muito na área que te interessa, conhecer pessoas do meio e, quando quiseres criar o teu negócio, o facto de teres experiência nessa área dá-te uma outra credibilidade que outras pessoas que abrem o negócio sem muita experiência não têm.

Por isso, aconselho vivamente a focares-te no teu trabalho principal, principalmente se fores jovem e tiveres pouca experiência, no teu trabalho atual por conta de outrem, de forma a aumentares os teus rendimentos por essa via. Tenta destacar-te e fazer melhor. Sê humilde e aprende com quem já está há mais tempo na empresa, mas ao mesmo tempo tem a capacidade de ver as tarefas de outra forma e propor soluções inovadoras. Procura outras oportunidades de emprego noutras empresas que paguem melhor e tenta negociar antes de sair do teu trabalho atual.

Não desistas do teu local de trabalho por te parecer impossível aumentares os teus rendimentos. Pensa em como ganhar mais dinheiro, sê ambiciosa, mas não ao ponto de não te permitir aprender com quem está à tua volta, e luta por ser promovida sem medos. Ao mesmo tempo, no teu tempo livre, poderás criar um negócio próprio ou realizares alguns trabalhos extra.

Diversificares as fontes de rendimento, seja dentro do trabalho ativo, realizando por exemplo dois tipos de trabalho, como nos investimentos que realizas, traz inúmeras vantagens. Fazê-lo desde cedo é um dos grandes segredos para uma vida financeira bem-sucedida!

Lembra-te, o rendimento do teu trabalho não vai fazer com que fiques rica, mas esse rendimento, aliado ao know-how e networking que irás adquirir, juntamente com uma redução do teu custo de vida, vai-te permitir gerar um nível de poupança elevado, que poderás investir. Esse investimento, sim, pode fazer com que fiques rica.

Se queres começar a poupar reduzindo os teus custos, começa por obter esta ferramenta grátis.

 

 

 

Disclaimer: A autora do blog Mais Que Poupar não está registada como analista financeira nem como consultora autónoma, não providenciando recomendações de investimentos. Qualquer decisão de investimento seguindo os conhecimentos adquiridos através deste site são da exclusiva responsabilidade do leitor. Todo o conteúdo presente neste blog tem apenas fins informativos e educacionais e não constitui uma recomendação ou qualquer tipo de aconselhamento financeiro.

3 respostas

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *