Como ficar milionária em Portugal

Quero começar este post por relembrar o conceito de milionária. Ser milionária significa ter um património avaliado em mais de 1 Milhão de Euros. Ser milionária não significa gastar muito dinheiro (ver mais sobre este tema aqui), mas sim acumular muito dinheiro. Como ficar milionária em Portugal? É possível?

E sim, é possível ser milionária em Portugal. Não é apenas para os donos de empresas, casos de sucesso, figuras públicas, nada disso. Vou mostrar-te com exemplos como é possível uma família com um salário médio chegar ao estatuto de milionária e os passos que precisas de tomar para atingir esse patamar.

O gráfico em baixo representa uma família constituída por duas pessoas, onde cada uma tem um salário de 1200 Euros líquidos e poupa 400 Euros mensalmente. Assumindo que estes valores não se alteram, isto é, não existem aumentos de salário nem variação da taxa de poupança, eles conseguiriam ficar milionários em menos de 28 anos!

Esta família exemplo não tem um salário muito elevado nem tem uma taxa de poupança excessiva (33% mensalmente + poupança dos dois subsídios). Como podes ver, nos primeiros anos de acumulação de riqueza, a poupança é fundamental e é ela a principal responsável pelo crescimento do património, pelo que deve ser esse o foco quando estamos a começa a acumular riqueza.

A partir do ano 15/16, os retornos dos investimentos começam a ser quase tão importantes como a poupança, ou seja, a família aumenta o seu património devido, em grande parte, ao retorno nos seus investimentos, pelo que deve focar-se em educar-se financeiramente para garantir que consegue retornos significativos. Caso a família não investisse, passado 28 anos teria menos de 350 mil Euros, ao invés de 1 Milhão de Euros.

Não acreditavas que fosse possível, pois não? Talvez até ganhes mais do que 1200 Euros e a possibilidade de seres milionária nunca te passou pela cabeça. Mas é possível! Vê um quadro com alguns exemplos de salários de famílias e respetivas taxas de poupança.

Nesta tabela assumo que os subsídios de férias e de Natal contam como poupança, assim como uma taxa de 7% de retorno sobre o investimento.

Resumidamente, como ficar milionária em Portugal?

Adotar um estilo de vida um nível abaixo do teu salário – Só assim conseguirás aumentar a tua poupança. Lembra-te que, até ter uma riqueza acumulada de 200 mil Euros, focares-te na poupança é fundamental, como podes ver no gráfico em cima. Ser consistente é indispensável e para isso é importante teres um plano para te manteres motivada. Este Guia prático ajuda-te a montar um plano e a aumentares a tua poupança de forma permanente.

Educação financeira – Para conseguires investir e ganhar retornos significativos sem incorrer riscos com os quais não te sentes confortável, tens de conhecer os produtos onde investes o teu dinheiro. Começa por ler os posts na secção Investimento para te familiarizar com investimentos menos tradicionais. Inscreve-te nos próximos Eventos do Finanças no Feminino presenciais e faz do dinheiro o teu aliado!

Lembra-te, milionária não é aquela que gasta sem pensar, mas aquela que poupa com um plano e investe com conhecimento.

 

 

 

Disclaimer: A autora do blog Mais Que Poupar não está registada como analista financeira nem como consultora autónoma, não providenciando recomendações de investimentos. Qualquer decisão de investimento seguindo os conhecimentos adquiridos através deste site são da exclusiva responsabilidade do leitor. Todo o conteúdo presente neste blog tem apenas fins informativos e educacionais e não constitui uma recomendação ou qualquer tipo de aconselhamento financeiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *